TRABALHO DE TGA
As ferrovias no século XIX foram às primeiras grandes empresas, que precisaram de uma administração na qual seus recursos humanos, materiais e financeiro, não fossem desperdiçados, com isso McCallum um escocês que migrou para Nova York com sua família ainda garoto, trabalhou em diversas áreas. McCallum definiu as bases para a administração e o gerenciamento de ferrovias, ele foi o primeiro a formular a administração de empresas, indicando as praticas que são necessárias para o andamento e desenvolvimento das empresas. McCallum criou seis princípios gerais da administração:
• Divisão por setores e cada um com uma responsabilidade.
• Que cada chefe de setor seja responsável por uma equipe na qual essa equipe seja capaz de resolver todos os problemas reais dos setores na qual são responsáveis.
• Cada chefe de setor, ou seja, o gerente geral de cada setor será responsável, por verificar se as equipes estão dando conta do trabalho que foi designado, e passar os devidos relatórios para o seu superior.
• Os erros tem que ser sanados rapidamente, para que não haja perda de tempo e de produção.
• As informações obtidas mediante a qualquer sistema de notificação e fiscalização diária, sejam passadas aos superiores deles, para que não haja constrangimento e que esse chefe de equipe não perca suas influências sobre os seus subordinados.
• Que a empresa adote um sistema que permita somente o superintendente geral detectar os erros que estão acontecendo dentro da empresa assim como também somente ele indique o culpado
A ideia de McCallum foi copiada por empresas de todos os ramos de atividades, tornando-se técnicas padrão para representar a divisão do trabalho até os dias atuais.
Figura 1 - Modelo de Organograma Funcional.
Fonte: