Trabalho de TGA
A Teoria da Burocracia surgiu por meados dos anos 40 dentro das organizações. A burocracia serve como um método para as organizações atingirem seus objetivos com a máxima eficiência possível. A burocracia foi originalizada nas mudanças religiosas após a época do Renascimento. Segundo Max Weber o sistema moderno teve início de um novo conjunto de normas morais, cujo quais ele mesmo denominou “ética protestante”, e não como afirmava Karl Max, que dizia que havia sido iniciado a partir das mudanças tecnológicas e nem das relações de propriedade.
Weber distingue também três tipos de sociedades que se originaram através do Capitalismo, a Burocracia (em forma de organização) e a Ciência Moderna, são elas: Sociedade Tradicional; Sociedade Carismática e a Sociedade Legal, Racional ou Burocrática.
Tipos de Poder
O poder é a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das demais. A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. A autoridade depende da legitimidade. A autoridade é legítima quando é aceita. Weber aponta três tipos de autoridade legítima.
Autoridade Tradicional: é quando os funcionários da organização aceitam as ordens de seus superiores como justificadas, é porque essa sempre foi à maneira pela qual as coisas foram feitas, ou seja, essa é a tradição da instituição. Sua legitimação é através de tradições, hábitos usos e costumes. Essa autoridade não é racional, tem como uma das suas características o poder herdado ou delegado. Um exemplo de autoridade tradicional é a família.
Autoridade Carismática: é quando os funcionários da organização aceitam as ordens de seus superiores como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança de seu superior. Se o líder do grupo for uma pessoa que sempre está à disposição de seus subordinados, que sempre os ouve e os ajuda, que sempre está buscando melhores condições de trabalho para sua equipe, ele