trabalho de tga
INTRODUÇÃO
Desde o princípio da civilização humana existem traços da administração na forma de conduzir o progresso de um determinado povo. Isso já foi citado até mesmo por filósofos da era a.c, pela igreja, organizações militares e outras instituições.
No início do século XX foi criado um estilo de administração bastante diferente dos que eram utilizados anteriormente. A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, onde o principal responsável pelo surgimento da chamada Administração Científica, o engenheiro Frederick W. Taylor constatou que poderia haver uma forma de melhorar o rendimento de qualquer organização através dos seus métodos, criados especialmente para impor a ciência na administração, excluindo qualquer tipo de empirismo, buscando o máximo de eficiência industrial, tendo como principais métodos a observação e a mensuração. Sua principal preocupação estava focada na diminuição das perdas e em aumentar os níveis de produtividade.
A teoria clássica da administração, representada pelo engenheiro francês HenriFayol, mostra a ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Economico e pela busca da máxima eficiencia como forma de promover o sucesso de uma instituição, além de definir os elementos e os princípios como base do processo administrativo. Havia manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e demasiada unidade de comando e responsabilidade.
Considerando a importância desses pensadores e escolas para a Teoria Geral da Administração, o presente trabalho irá destacar todo o processo de formação da Administração científica e Clássica, detalhando a forma como, principalmente Taylor e Fayol pensavam no tocante a como administrar as instituições. Por fim será feita a identificação das limitações e restrições de cada teoria.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – Administração Científica