TRABALHO DE TECNOLOGIA CONSTRU O CIVIL 1 1
CONSTRUÇÃO CIVIL 1
Academicos:
Eduardo Pires Americo R.A 5900170743
Bruno Diovanny Fernandes de Assis R.A 5400979526
Ricardo Rangel Roudino Reggiori R.A 5400979912
Stephanie Assis R.A 4997021519
Luiz Carlos B. dos Santos Junior R.A 3402508236
Engenharia Civil N.61
Professor: Mauricio Faustino
Contenção : Gabião
As estruturas de contenção são obras que têm a finalidade de conter maciços de solo e, por isso requerem o máximo nível de segurança estrutural. A avaliação equivocada pode afetar a integridade da estrutura e, consequentemente, de bens e pessoas.
O gabião ou cestão é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência.
MURO DE GABIÕES
Os muros de gabiões são constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção.
As dimensões usuais dos gabiões são: comprimento de
2m e seção transversal quadrada com 1m de aresta. No caso de muros de grande altura, gabiões mais baixos
(altura = 0,5m), que apresentam maior rigidez e resistência, devem ser posicionados nas camadas inferiores, onde as tensões de compressão são mais significativas. Para muros muito longos gabiões com comprimento de até 4m podem ser utilizados para agilizar a construção.
No caso da ruptura de um dos arames, a dupla torção dos elementos preserva a forma e a flexibilidade da malha, absorvendo as deformações excessivas. O arame dos gabiões é protegido por uma galvanização dupla e, em alguns casos, por revestimento com uma camada de PVC. Esta proteção é eficiente contra a ação das intempéries e de águas e solos agressivos
(Maccaferri, 1990). As principais características dos muros de gabiões são a flexibilidade, que permite que a estrutura se acomode a recalques diferenciais e a permeabilidade.
Os Gabiões são utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias, etc. e podem ser encontrados em três