TRABALHO DE SOLDAGEM
SOLDAGEM DE MANUTENÇAO
IFCE
NOME: FRANCISCO ANGÉLICO MOTA JUNIOR
MECÂNICA INDUSTRIAL
PERÍODO 8
PROF: MICHAEL
TURNO: NOITE
Introdução
Dentro da manutenção a solda é utilizada como uma ferramenta para aumentar a disponibilidade dos equipamentos de produção, a qualidade dos produtos fabricados e a redução dos custos de manutenção, e isto é feito de várias formas.
Com a utilização da soldagem se pode revestir áreas críticas das peças, aplicando materiais de maior resistência ao desgaste, ou ainda, recuperando trincas ou fraturas, propiciando o retorno da peça para operação.
Com o aumento da vida útil das peças se pode fazer um trabalho em paralelo para a redução dos estoques reduzindo o capital aplicado no mesmo. Com a vasta gama de opções de materiais que podem ser aplicados por soldagem em pontos localizados, muitas vezes a soldagem é utilizada na fabricação de peças, substituindo materiais de alto custo, diminuindo o custo de fabricação das peças.
O aumento de vida útil de partes e peças dos equipamentos e a rápida recuperação que os processos de soldagem proporcionam reduz consideravelmente os custos de manutenção e proporciona ao departamento de manutenção obter maior tempo para o planejamento e aprimorar cada vez mais os trabalhos.
Com isto, cada vez mais os processos de soldagem vem sendo utilizados dentro da manutenção protegendo equipamentos que são submetidos a condições severas de desgaste. Outro fator que aumenta a utilização dos processos de soldagem dentro da manutenção, é a utilização de equipamentos antes vistos somente na produção. Hoje é comum equipamentos Mig, Tig e Corte Plasma na manutenção.
DESENVOLVIMENTO
Na manutenção podemos atuar de três formas:
1. Trocando peças gastas por peças novas;
2. Recuperando peças gastas prolongando a sua vida útil;
3. Revestindo preventivamente partes e peças antes de serem colocadas em trabalho e ainda quando possível, recuperar as mesmas prolongando a vida útil das mesmas