Trabalho De Sociologia E Filosofia
A Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórica – metodológica dominante. Ela Traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicação da realidade social. Assim, pode-se claramente observar que a Sociologia tem ao menos três linhas mestras explicativas, findadas pelos autores clássicos, das quais podem citar, não necessariamente em ordem de importância:
(1) A Positivista – Funcionalista, tendo como fundador Augusto Comte e seu principal expoente clássico Émile Durkheim, de fundamentação analítica;
(2) A Sociologia compreensiva iniciada por Max Weber,de matriz teórico – metodológica hermenêutico - compreensiva;
(3) A linha da explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx que mesmo não sendo sociólogo e sequer se pretendendo a tal, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica.
Estas três matrizes explicativas, originadas pelos seus três principais autores clássicos, originaram quase todos os posteriores desenvolvimentos da Sociologia, levando à sua consolidação como disciplina acadêmica já no início do século XX.É interresante notar que a sociologia não se desenvolve apenas no contexto europeu.
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
Foi um filósofo francês e o pai da Sociologia. Comte trabalhava intensamente na criação de uma "filosofia positiva" quando sofreu um colapso nervoso, em 1826. Recuperado, mergulhou na redação do Curso de Filosofia Positiva, que lhe tomou doze anos.
Positivismo: A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos factos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e torna-se pesquisa de suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis. Tendo por método dois critérios, o histórico e o sistemático, outras ciências abstratas antes da