Trabalho de sistemas operacionais
R - O conceito de processo é a base para a implementação de um sistema multiprogramável.
2 – Um processo é formato por quantas partes, e quais são elas?
R - Um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento, que juntos mantêm todas as informações necessárias à execução de um programa.
3 – O que é quotas em um processo?
R - As quotas são os limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar. Caso uma quota seja insuficiente, o processo poderá ser executado lentamente, interrompido durante seu processamento ou mesmo não ser executado.
4 – Conceitue privilégios em um processo?
R - Os privilégios ou direitos definem as ações que um processo pode fazer em relação a ele mesmo, aos demais processos e ao sistema operacional.
5 – Quais são os três estados do processo?
R - Execução (running), Pronto (ready) e Espera (wait)
6 – Em gerência de memória o que a técnica de overlay?
R - Na alocação contígua simples todos os programas estão limitados ao tamanho da área de memória principal disponível para o usuário. Uma solução encontrada para o problema é dividir o programa em módulos, de forma que seja possível a execução independente de cada módulo, utilizando uma mesma área de memória
7 – O que é alocação particionada e estática em gerenciamento de memória?
R - Alocação particionada os sistemas operacionais evoluíram no sentido de proporcionar melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Nos sistemas monoprogramáveis, o processador permanece grande parte do tempo ocioso e a memória principal é subutilizada.
Os sistemas multiprogramáveis já são muito mais eficientes no uso do processador, necessitando, assim, que diversos programas estejam na memória principal ao mesmo tempo e que novas formas de gerência da memória sejam implementadas.
Alocação particionada e estática nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a