Trabalho de serviço social
O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político e interativo, regulamentada no Brasil desde 1957; Trabalha o planejamento e a execução de políticas publica e programas voltados para a sociedade, que abrangem diversas áreas, tais como saúde, educação, habitação, judiciário, previdência social, assistência social, empresas privadas, inclusão social, entre outras. Sempre visando campanhas e ações que possam estar melhorando as condições de vida e bem-estar de crianças, jovens e adultos e idosos; tornando assim o profissional desta área indispensável em qualquer comunidade.
O que é Assistente Social?
Assistente social é o profissional formado em Serviço Social; responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional. Atua na orientação de grupos de diferentes segmentos sociais, no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos, além da elaboração, implementação, orientação e execução de programas e projetos atendendo famílias e grupos tanto em situação de vulnerabilidade social, como violência infantil e domestica, desemprego, vícios e etc. quanto nos processos de Guarda, Tutela, e Adoção. Enfim um campo bastante abrangente.
Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão: escolas e creches, hospitais, redes de serviços sociais do governo, penitenciárias e abrigos, Administrações municipais, estaduais e federais e movimentos sociais.
Tendo seu dia comemorado em 15 de maio o Assistente social tem o amparo de leis e o código de ética para continuar preservando os direitos humanos.
O que é Assistência Social?
De acordo com a Legislação Federal a Assistência Social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência, independentemente de contribuição à Seguridade Social.
Hoje em dia a