TRabalho de serviço social
Dentro de três caixas foram divididos trechos do poema de Vinícius de Moraes O Operário em Construção numerados, onde o grupo deveria organizar pelos números, após cada um da turma leu um trecho do poema, este momento tinha como objetivo de trazer a reflexão ao grupo como de fato aconteceu. O poema de Vinícius de Moraes apresenta o operário que representa a classe subalterna que era aliena , mas após um processo de conscientização passa a analisar a sociedade (município estado e pais ), não de uma forma alienada e imposta coercitiva, mas de uma forma critica e propositiva e assim dando conta das verdades que estavam ocultas e passando a agir pensar de forma diferente com vista a mudança.
3- CLASSES SUBALTERNAS, ESTADO E SOCIEDADE CIVIL
Para a obra Gramsciana o termo "subalterno" é a submissão de uma pessoa a outras. É nos Cadernos do Cárcere que Gramsci amplia largamente o significado desse conceito, demarcando seus nexos dialéticos com o Estado, a sociedade civil, a hegemonia, a ideologia, a cultura e a filosofia da práxis.
A categoria "subalterno" tem sido utilizados, contemporaneamente para descrever as condições de vida de grupos e camadas de classes em situações de exploração ou destituídos dos meios suficientes para uma vida digna.
No pensamento gramsciano tratar das classes subalternas, trata-se de recuperar os processos de dominação presentes na sociedade, desvendando "as operações político-culturais da hegemonia que esconde, suprime, cancela ou marginaliza a história