Trabalho de seminario
Santa Cruz do Sul
2015
Dengue :
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, com diferentes apresentações de casos nas clínicas, e de prognóstico imprevisível.
A dengue é transmitida por várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti.
Sintomas da dengue:
Os principais sintomas da dengue são: febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações.
Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação. Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), ocorrem as manifestações clínicas devido ao aumento da permeabilidade vascular e da perda de plasma, que podem levar ao choque irreversível e à morte.
Como ocorre a doença:
Como tratar e prevenir a doença:
Na medida em que não há tratamento preventivo – não existe vacina disponível para comercialização – e nem tratamento curativo específico contra a dengue, os cuidados terapêuticos consistem em tratar os sintomas: combate-se a febre e nos casos graves é necessária a hidratação por via intravenosa. O atendimento rápido para a identificação dos sinais de alarme e tratamento oportuno podem reduzir o número de óbitos, chegando a menos de 1% dos casos.
A única forma de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.
Dados sobre a Dengue no Brasil:
Grípe A (H1n1):
A gripe A, também chamada de gripe suína, é uma variação da gripe comum causada pelo vírus Influenza H1N1. Ela se manifesta através de sintomas comuns da gripe, como espirros, tosse, congestão nasal e febre, que surgem repentinamente e de forma muito intensa.
Sua principal forma de contágio é a via respiratória, ao inalar gotículas que contenham o