Trabalho de Retargeting
Nelson Romeiro
Retargeting
O Brasil já tem mais de 82 milhões de pessoas com acesso a internet, que alcança a mais de 40% do País. Os números mudaram o cenário da publicidade nos últimos tempos e exigiram das empresas uma busca frenética por novas formas de anunciar, conquistar clientes e impulsionar negócios na web. Se por um lado os anunciantes passaram a enxergar a mídia online com outros olhos, por outro, mais de 50% dos e-consumidores acreditam que só através da internet eles têm acesso a determinados produtos. Sendo assim, anunciar na internet se tornou um ótimo negócio.
Um estudo feito pela ComScore e IAB apontou que os brasileiros são receptivos à publicidade na internet. Os entrevistados consideraram a publicidade online criativa é rica em conteúdo. Na comparação com outros meios, a internet se saiu melhor em todos os quesitos, exceto um: a qualidade de ser memorável. Os entrevistados consideram os anúncios digitais mais criativos e inovadores (49%) do que os veiculados na TV (38%). Certamente toda essa criatividade está atrelada às tantas tecnologias e ferramentas online disponíveis hoje. A previsão é que até 2015, metade de toda audiência da internet no Brasil passe a fazer compras online.
O Retargeting (ou traduzindo para o português: redirecionamento) é uma das mais recentes tendências do marketing online e muitas empresas estão utilizando esse tipo de tecnologia para aumentar suas vendas. Essa técnica combina varias forças que o marketing online oferece e coloca todas elas no mesmo pacote.
É uma técnica de publicidade online que permite segmentar campanhas de forma a que os seus anúncios sejam apenas mostrados a pessoas que já interagiram de alguma forma com um site.
É possível, através de cookies, "marcar" os utilizadores que converteram ou visitaram determinada(s) página(s) ou efetuaram determinada ação. Os utilizadores "marcados" são posteriormente alvo de comunicações específicas consoante o seu