Trabalho de redação Juridica
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Sentença
3. Elementos Coesivos
4. Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Trabalho referente aos elementos de coesão no discurso jurídico. A sentença apresentada no trabalho refere-se a cliente de empresa de transporte coletivo que sofreu fratura no pé ao ser projetada para fora de ônibus há de ser indenizada. Sentença de primeira instância majorada em grau de recurso.
2. SENTENÇA
ACÓRDÃO
Vistos, relatados e discutidos os autos.
Acordam os Desembargadores integrantes da Nona Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, à unanimidade, negar provimento ao apelo e dar provimento ao recurso adesivo.
Custas na forma da lei.
Participaram do julgamento, além do signatário (Presidente), os eminentes Senhores DESA. ÍRIS HELENA MEDEIROS NOGUEIRA E DES. ODONE SANGUINÉ.
Porto Alegre, 26 de outubro de 2005.
DES. LUÍS AUGUSTO COELHO BRAGA,
Relator.
RELATÓRIO
DES. LUÍS AUGUSTO COELHO BRAGA (RELATOR)
Adoto o relatório de fl. 87/93.
FULANA ajuizou ação de indenização por danos morais em face de VIAÇÃO S.A., por ter sofrido lesão física no pé (fratura do 5 º metatarso) e abalo moral em decorrência de imprudência relativa ao motorista de ônibus da empresa-ré que ao arrancar bruscamente acabou levando a autora a ser projetada para fora do ônibus, pela porta de trás, quando iniciava o seu embarque. Pediu indenização por danos morais.
Em contestação, a ré alegou não se afigurar envolvimento de veículo seu no acidente, pois a rota alegada na exordial não está compreendida entre as suas desenvolvidas rotineiramente. Disse não haver prova do dano. Pediu a improcedência da ação.
Instruído regularmente o feito, sobreveio sentença, fl. 92, “(...) julgo procedente o pedido, para