Trabalho de Pt
Romantismo
SP - 30/05/2014
E.E. Dom Pedro I
Professora: Claudete
Disciplina: Português
Trabalho realizado pela aluna Vanessa Gomes, número 13 da chamada, 2J.
SP - 30/05/2014
Introdução
Romantismo é uma expressão usada para designar uma situação que envolve um universo romântico, poético ou romanesco. Está associado à ternura, à paixão e a sensibilidade. O mundo cor de rosa da juventude feminina está intimamente ligado ao romantismo.
O Romantismo somente foi definido como escola literária nos últimos 25 anos do século XVIII. A Alemanha e a Inglaterra foram pioneiras no romantismo, mas foi a França que divulgou a nova tendência.
Em Portugal, o poema “Camões” de Almeida Garrett foi o marco inicial do Romantismo no país.
O livro de poesias “Suspiros poéticos e saudades” e a revista Niterói são consideradas o marco inicial do Romantismo no Brasil. As duas obras foram lançados no ano de 1836.
O momento histórico em que ocorreu o Romantismo no Brasil, deve ser visto a partir da chegada da família real, em 1808, que leva o Rio de Janeiro a viver um processo de urbanização e intelectualização.
Características do Romantismo
Inicialmente, romântico era tudo aquilo que se opunha a clássico. Ou seja, passa a valorizar o caráter popular, o folclore e o que é nacional. O indivíduo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.
Veja uma tabela abaixo comparando algumas características do Classicismo com o Romantismo.
Classicismo
Romantismo razão sensibilidade elitização Motivos populares
Imagem racional do amor e da mulher
Imagem sentimental e subjetiva do amor e da mulher erudição folclore paganismo Cristianismo
Antiguidade clássica
Idade média
Impessoal, objetivo
Pessoal, subjetivo
Disciplina
Libertação