trabalho de programação sobre programas de computador
ENGENHARIA MECÂNICA/CIVIL
PROGRAMAÇAO DE COMPUTADORES
JARBELE CASSIA DA SILVA
EQUIPE:
ALDRIN CALIXTO MAIA JUNIOR
BRUNO HENRIQUE VIEIRA DA SILVA
JEFFERSON GALDINO PEREIRA
JOSÉ GUSTAVO SANTOS MARTINS
LEONARDO TENÓRIO RAFAEL
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
JOÃO PESSOA
23 de setembro de 2015
Conceitos Básicos de Linguagem de Programação
Linguagens de Programação são conjuntos de notações formais utilizadas para descrever ações ou operações que são realizadas por um computador. São ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de software. Software é um conjunto de programas, módulos, procedimentos, regras e quaisquer documentações associadas à operação de um sistema de processamento de dados. Exemplos de Linguagem de programação: Cobol, Pascal, Fortran, Linguagem C, Java, entre outras. Os componentes gerais de uma linguagem são a sua sintaxe e a sua semântica.
1. Sintaxe da Linguagem de Programação (LP)
A Sintaxe é um conjunto de regras formais utilizadas para compor um texto na linguagem (programa) a partir do agrupamento de letras, dígitos e/ou outros caracteres (alfabeto da linguagem). Ela também é um conjunto de regras formais para a escrita do programa. Um programa é uma coleção de objetos globais, que podem ser procedimentos, funções, protótipos de funções, declarações de variáveis - que são constituídos por agrupamentos de palavras reservadas (comandos e instruções), palavras criadas pelos usuários, letras e dígitos e/ou outros caracteres.
A sintaxe estuda a disposição destas palavras e símbolos nas linhas de programa e a disposição destas linhas, dentro do programa, como um todo, bem como a relação lógica das linhas do programa entre si. Está implícito ainda, na sintaxe, a corretude das palavras usadas, que caso contrário serão apontadas como erradas, visando a correção. Semântica diz respeito à significação. A semântica é o estudo do sentido dos significantes. Em programação a semântica diz respeito ao significado do programa