Trabalho de Português
Os seres vivos de um determinado ambiente constituem o meio biótico. Os componentes físicos e químicos de um ambiente constituem o meio abiótico.
O conjunto formado pelo meio biótico e pelo meio abiótico de um ambiente, assim como suas inter-relações, é chamado ecossistema. meio biótico + meio abiótico = ecossistema
Em um ecossistema, o meio biótico e o meio abiótico interagem trocando energia e materiais. Cada ecossistema tem suas características próprias e certa estabilidade.
Em nosso planeta existem diversos ecossistemas. Um lago, um rio, uma floresta, um deserto e um oceano são alguns exemplos.
O local onde determinada espécie de ser vivo, como por exemplo um animal ou um vegetal, vive e se desenvolve é chamado hábitat .
Um mesmo ecossistema pode apresentar diversos habitats. Por exemplo, em um ecossistema marinho, há espécies de seres vivos de hábitat abissal e outras que vivem a menos de 2000 m de profundidade, ou seja, acima da zona abissal.
Já o conjunto de interações de uma espécie com outras e com o ambiente é chamado nicho ecológico. Para conhecermos o nicho ecológico de uma espécie, é preciso observar vários fatores, como do que a espécie se alimenta, onde e quando se reproduz, em que período do dia é mais ativa, entre outros. Nicho ecológico → Conjunto de atividades que a espécie desempenha em seu habitat (modo de vida alimentar, reprodutivo).
Seres vivos em um ecossistema
Nos ecossistemas, os seres vivos são organizados em níveis, organismo, população e comunidade.
Organismo: Cada ser vivo individualmente é chamado organismo. Ex. piranha.
População: Um conjunto de organismos da mesma espécie que habita determinada área é chamado população. Todas as piranhas que vivem no ecossistema de um rio formam a população de piranhas desse ecossistema.
Comunidade: O conjunto de populações que vivem em determinada região e se relaciona entre si é chamado comunidade. Todas as populações de seres vivos desse rio, como as populações de