Trabalho de portugues
Neste período da Idade Média a sociedade era feudal e agrária, a terra foi a base econômica, nos aspectos políticos, a monarquia representava autoridade absoluta, os senhores feudais exerciam o poder militar, judicial e suas próprias moedas, assim o monarca passou a ser uma figura simbólica. O clero exercia funções religiosas, os nobres funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. No sistema feudal o servo recebia a terra para cultivo, mas não era o dono dela, devia ao senhor feudal fidelidade, obediência e obrigações pessoais. A Igreja possuia grande quantidade de feudos, difundiu os valores culturais e religioso que controlou a mentalidade do homem medieval.
2)
Corresponde à primeira fase da história de Portugal e está intimamente ligado à formação do país como reino independente.O conjunto de suas anifestações literárias reúne os poemas feitos por trovadores para serem cantados em feiras, festas e castelos nos últimos séculos da Idade Média.
3) Denominação de certos poemas curtos, de tema leve e de grande aceitação popular. Seu fundo e sua forma variam de acordo com as diferentes épocas. Na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros: cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.
4)
Cantigas de amor: Origem da Provença, região da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posição social superior, inatingível. Refletindo a relação social de servidão, o trovador roga a dama que aceite sua dedicação e submissão.Eu-lírico – masculino.
Cantigas de amigo: Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e não o homem. O trovador compõe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso - o sofrimento da mulher à espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor não correspondido, as saudades,