trabalho de portugues
Introdução São termos que servem para complementar o sentido de certos verbos ou nomes, pois seu significado só se completa com a presença de tais termos. Os termos integrantes da oração são: Complemento verbal objeto direto objeto indireto complemento nominal agente da passiva
COMPLEMENTO VERBAL OBJETO DIRETO Termo não regido por preposição. Completa o sentido do verbo transitivo direto. Exemplo: Eles esperavam o ônibus. VTD Obj. Dir. Ela vendia doces . VTD Obj. dir. Um método bem prático para determinar o objeto direto é perguntar QUEM? ou O QUÊ? Depois do verbo. Ela vendia O QUÊ? Doces Obj. dir. OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO Mesmo não sendo regido de preposição, há casos em que o objeto direto necessita de uma preposição:
1. quando é formado por pronomes oblíquos tônicos: Exemplo: Assim, prejudicas a ti . Obj. dir. prep. 2. quando é formado pelo nome próprio Deus: Exemplo: Amai a Deus sobre todas as coisas. Obj. dir. prep. 3. quando é formado por pronomes demonstrativos, indefinidos e de tratamento: Exemplo: A foto sensibilizou a todos . Obj. dir. prep . 4. para evitar a ambiguidade: Exemplo: convenceu ao pai o filho mais velho. Obj. dir.prep.
OBJETO DIRETO PLEONÁSTICO Quando se quer dar ênfase a ideia o objeto direto aparece repetido na oração. Exemplo: Este livro, eu o comprei ontem. Obj. dir. Obj.dir. pleon.
OBJETO INDIRETO Completa o sentido do verbo transitivo indireto e é regido por preposição. Exemplo: Aline gosta de frutas. Obj. ind. Não confio em políticos. Obj. ind. Para reconhecer o objeto indireto, basta perguntar QUEM