Trabalho de Portugues
Seus Olhos; Leito de Folhas Verdes; Recordação. Gonçalves Dias.
Alana, Alex, Gabriel Pires, João Victor, Kelcia, Lilian, Maise, Natan.
Mira Estrela, 2014
Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias (MA) em 10 de agosto de 1823. Era mestiço, filho de um comerciante português com uma cafuza (mestiça de negro e índio). Quando foi estudar Direito em Coimbra, conheceu alguns escritores românticos portugueses, com quem estabeleceu relações importantes para a sua formação intelectual como poeta.
Gonçalves Dias adota o conceito romântico de poesia, buscando em seu próprio sentimento, na natureza e na religião, inspiração para sua arte. Inicia a fase Nacionalista da poesia do qual o maior representante do estilo Tomântico. O Romantismo nasce no Brasil nos braços da musa, a poesia. Os poemas lírico-amorosos de Gonçalves Dias quase sempre tristes e melancólicos, também se enquadram dentro dos princípios ditados pela escola literária à que se filiou, e, mais ainda, dentro dos princípios do "mal do século" romântico que viria mais tarde com a segunda geração romântica. Gonçalves Dias viveu na época do renascimento.
Obras: Poesia: Primeiros cantos (1846); Segundos cantos (1848); Sextilhas de frei Antão (1848); Últimos cantos (1851); Os timbiras (1857).
Teatro: Beatriz Cenci (1843); Leonor de Mendonça (1847).
Outros: Brasil e Oceania (1852); Dicionário da língua tupi (1858).
.
Poema 1:
Seus olhos
Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, De vivo luzir,