Trabalho de Portugues
A língua é tida como um meio de comunicação. Por meio dela os seres humanos realizam diferentes ações como: transmitir informações, persuadir o outro, assumir compromissos, ordenar, pedir, demonstrar sentimentos, entre outros. As funções da linguagem estão nos elementos que compõem a comunicação e têm como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para um determinado objetivo.
No ato de comunicação, percebe-se a existência de alguns elementos, são eles:
a) Emissor ou remetente: emite a mensagem. Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas, uma entidade.
b) Receptor ou destinatário: recebe a mensagem.
c) Mensagem: informações emitidas.
d) Canal: meio usado para se transmitir a mensagem.
e) Código: conjunto de signos e de regras para transmitir uma mensagem. É importante que o receptor identifique e decifre o código; por isso o emissor e o receptor devem conhecê-lo.
f) Referente ou contexto: assunto ou situação a que a mensagem se refere.
Cada um desses seis elementos da origem a uma função de linguagem, de acordo com a predominância deles no discurso:
1. FUNÇÃO REFERENCIAL/COGNITIVA/DENOTATIVA/INFORMATIVA
Centrada no contexto; traduz a realidade exterior ao emissor. A mensagem denota coisas reais ou transmite conhecimentos sobre o objeto; corresponde à terceira pessoa. Valoriza-se o objeto, ou a situação de que trata a mensagem sem manifestações pessoais, ou persuasivas. Ex. a linguagem da ciência; os jornais; os livros didáticos.
2. FUNÇÃO EXPRESSIVA/EMOTIVA
Centrada no emissor, traduz a sua emoção a respeito do que ele fala; corresponde à primeira pessoa (EU). Está presente quando alguém (emissor) expressa sua opinião sobre determinado assunto, passa para o texto marcas de atitudes pessoais como emoções, opiniões, avaliações, ou seja, produz a mensagem, mostrando aos olhos de todos seus pensamentos. Ex. cartas, diários pessoais.
3. FUNÇÃO APELATIVA/CONATIVA
Centrada no destinatário,