Trabalho de pontes e grandes estruturas
O presente trabalho trata de fazer um estudo sobre a ponte situado sobre o Arroio São João, localizada no acesso norte de Santo Ângelo. A ponte será analisada com o objetivo de compreender o seu comportamento. Os esforços atuantes serão calculados usando o software disponível gratuitamente FTOOL. Os dados obtidos foram retirados in loco através de medições imprecisas, não sendo os dados de projeto usados na sua concepção.
1. CARACTERÍSTICAS A ponte possui seção transversal de 10,20 metros, sendo 8,25 metros de pista de rolamento e 1,95 metros a passagem.
Figura 1 – Visual da ponte
1.1 Estrutura
1.1.1 Guarda-corpo e guarda-rodas
A ponte possui guarda corpo lateral com altura de 80 cm em toda sua extensão, e comprimento de 2m cada peça, possui também um guarda-rodas medindo 0,15 x 0,35 metros como mostra a figura 2.
Figura 2 – Guarda-Corpo e Guarda-Rodas
1.1.2 Laje A laje é constituída de elementos pré-moldados no vão central entre as vigas, e de segmentos moldados in-loco, no caso dos balanços laterais do tabuleiro. Os elementos pré-moldados possuem uma espessura de concreto de aproximadamente 6 cm, onde foram já incorporadas as armaduras inferiores de tração destes vãos, estas armaduras envolvem as treliças de 16 cm (usadas nas lajes treliçadas comuns) da estrutura superior do tabuleiro, sendo também utilizadas para o içamento dos painéis. Após a colocação dos painéis, são colocadas as armaduras restantes da estrutura do tabuleiro para posterior concretagem do mesmo. A concretagem se dá também, de maneira a uniformizar a estrutura através das esperas de aço localizadas na parte superior das vigas, onde são entrelaçadas as armaduras do tabuleiro com as das vigas.
Figura 3 – Vista inferior da ponte
1.1.3 Vigas
A laje é apoiada em três vigas contínuas de 0,30m de base e 1,60m de