Trabalho de Pesquisa Site
Içara
2015
ESTUDO SOBRE a segurança nO USO DE INTERNET POR ALUNOS DE ESCOLAS DE CRICIÚMA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Direito,
Orientador:
Içara
2015
sumário
1 introdução 3
1.1 objetivo geral 4
1.2 objetivo especifico 4
2 segurança da informação 5
3 coleta de dados 7
4 ANALISE DE DADOS 8
5 Cronograma DE ATIVIDADES 9
REFERÊNCIAS 10
1 introdução
É de conhecimento geral que as crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo tendo acesso à informação e as novas tecnologias, contudo percebe-se o despreparo dessas crianças quando direcionamos estas tecnologias e informações no que tange a Segurança da Informação das mesmas e das informações publicadas por estas.
Conforme Bastos (2014) “por vezes o perigo pode vir de uma conversa aparentemente inocente tida num programa de conversa a distância, o “chat”. [...] convém que crianças e adolescentes sejam orientados na sua “navegação” e que, na medida do possível, aprendam a lidar com as situações que se lhes deparem”.
Hoje é comum entre os adolescentes estarem ligado pelo menos uma conta em algum tipo de rede social, seja Facebook, Twitter, etc. Sem contar as redes de menor porte que surgem todos os dias numa corrida em buscas de usuários insaciáveis pela necessidade de se comunicar virtualmente e de fazer parte da rede. A importância das redes sociais na cultura adolescente é cada vez maior e estas fazem parte integrante do seu estilo de vida. Vivemos em uma era que se caracteriza pelo acesso imediato e contínuo a informação.
Conforme IDG Now (2013) pesquisa realizada pela (CPP Brasil) parceria para a Proteção da Criança e do Adolescente explana que “quase 80% das adolescentes não se sentem seguras na Internet, mesmo estando cientes dos perigos. E pior: apenas um terço sabe como denunciar uma situação de perigo online”.
A segurança na Internet depende de diversas ações para sua