Trabalho de pe diabetico
[pic]
O “pé diabético” é uma complicação crônica do diabetes. Acomete os membros inferiores.
O pé diabético é uma doença que pode afetar nervos e a circulação sanguínea. A lesão nos nervos pode causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade nos pés. As lesões podem se tornar úlceras, que se não tratadas, podem até mesmo acarretar a amputação do membro.
O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que tem o papel não só de reabilitar, mas também de atuar amplamente na prevenção, proteção e promoção da saúde, preocupando-se especialmente com a melhoria da qualidade de vida da população; e deve atuar juntamente com a equipe multidisciplinar no tratamento e na prevenção do Diabetes.
A fisioterapia é de fundamental importância em pacientes diabéticos e pode atuar com exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura das pernas, uso de técnicas como a massoterapia ou terapias manuais, também são importantes, pois ativa-se a circulação local. Pois a pratica de exercícios feitos de forma correta, sob cuidados de um fisioterapeuta ajuda melhorar tanto a circulação do sangue quanto a sensibilidade em perceber machucados. Evitando complicações que em estagio avançado leva até a amputação.
Algumas medidas preventivas que o fisioterapeuta pode estar auxiliando o paciente como:
*orientar a compra de calçados adequados
*cuidar bem dos seus pés – uma boa higienização, por exemplo, é fundamental.
*não utilizar material cortante nos pés;
* Lavar os pés todos os dias com sabão suave e água morna e secar bem com uma toalha macia principalmente entre os dedos e ao redor das unhas.
“São algumas orientações simples podem fazer uma grande diferença, evitando o pé diabético, pois o melhor tratamento é a