TRABALHO DE PAVIMENTA O
1. INTRODUÇÃO;
2. OBJETIVO;
3. EQUIPAMENTOS;
4. PREPARAÇÃO DA AMOSTRA;
5. PROCEDIMENTOS;
6. CALCULOS E RESULTADOS;
7. CONCLUSÃO;
1 - INTRODUÇÃO A distribuição granulométrica é uma das características que asseguram estabilidade aos pavimentos, em consequência do maior atrito interno obtido por entrosamento das partículas, desde a mais graúda à partícula mais fina. O solo é um material que pode ser facilmente encontrado nas margens das rodovias, porém, o uso do solo natural muitas vezes não é adequado, pelo fato de não atender os requisitos necessários para o uso em bases e sub-bases de pavimentos. Uma das técnicas utilizadas para obtenção do aumento da resistência e da estabilidade são os solos estabilizados granulometricamente.
2 - OBJETIVO O objetivo do trabalho é encontrar a faixa granulométrica do material em questão e ver se ela se está dentro dos parâmetros e faixas permitidos por norma.
3 - EQUIPAMENTOS
Balança;
Pá de mão:
Série de peneiras de: 50,8mm; 38,1mm; 25,4mm; 19,1mm; 9,5mm; 4,8mm; 2,0mm; 0,6mm; 0,42mm; 0,30mm; 0,15mm; 0,075mm e o fundo. 4 - PREPARAÇÃO DA AMOSTRA A amostra do material deve, apenas, estar seca e livre de ‘impurezas’ e ser colocada em uma bandeja para esperar a realização do ensaio.
5 - PROCEDIMENTOS
O material da bandeja foi homogeneizado e divido em dois, sendo utilizado apenas uma das frações. Com o auxílio da pá de mão o material foi despejado nas peneiras e peneirado, sendo anotado o peso retido em cada peneira em uma planilha.
6 - CÁLCULOS E RESULTADOS:
Folha em anexo.
7 - CONCLUSÃO:
Este ensaio é muito importante, pois permite descobrirmos se o material vai ou não se encaixar dentro das faixas granulométricas pré-definidas em normas ou nos projetos, consequentemente se ele poderá ser usado ou não para aquele determinado tipo de obra.
Segundo a forma da curva