Trabalho de orientação a objeto
Com o Passar dos anos e a evolução na forma de fazer software, houveram mudanças na forma de programação dos softwares e como as mudanças muitas vezes são consideráveis, a forma de testar também deve sofrer mudança para se adaptar ao tipo de programação.
Na época de hoje o estilo de programação mais utilizado é o de programação OO, ou seja, programação Orientada a Objeto.
Característica de teste de software orientado a objeto.
A Ovientação a objetos veio com o intuito de resolver problemas relacionados a programação estrutural, fazendo com que a forma de programar fique menos complexa. A orientação a objeto possui características que podem melhorar a qualidade e a produtividade no desenvolvimento do software, pois possibilitam maior reutilização, confiabilidade, modularização e rapidez de desenvolvimento [VIE 97].
O desenvolvimento de software orientado a objeto utiliza classes e métodos onde podem ser instanciados objetos que podem ser reutilizados em outras aplicações. A modularização no OO vem de forma forte, facilitando a reutilização e manutenção.
Testar um software orientado a objetos requer um conhecimento de como é feito esse tipo de programação, o que pode dificultar um pouco o teste para analistas de teste inesperientes. Os principais fatores que beneficial o desenvolvimento de software OO e ao mesmo tempo tornam o processo de teste mais complexo são:
Encapsulamento
O encapsulamento veio da necessidade de proteger métodos e atributos de uma classe. Ao encapsular você separa o programa em partes deixando-o mais isolado possível, fazendo com que o programa fique mais flexível e com maior facilidade de manutenção, pois em uma classe não encapsulada, onde qualquer um pode ter acesso, modificar algo na classe pode afetar grandemente a aplicação. Podemos encapsular uma classe inteira ou somente métodos e atributos.
Herança
Também conhecida como generalização é quando uma subclasse pode herdar ou