Trabalho de orienta o vocacional
Marcio Mancia 0531612
Rodrigo Barcelos 110521912
Daniel Zane 1100242 Maria Cristina 11063922
Profa: Rose
Maringá -2014
Orientação Profissional Individual
A prática profissional pode ser considerada como uma das atividades de maior importância na vida de um indivíduo adulto, sendo que é na adolescência, fase na qual se intensificam as dúvidas a respeito do futuro, que os interesses profissionais começam a evidenciar- se, tendendo a se resolver até o início da vida adulta (apud Leitão & Miguel, 2004). Nesse processo de escolha profissional, questões como identificações, aptidões, situações familiares e perspectivas para o futuro são importantes elementos de investigação (Primi, Casellato & Moggi, 2005).
Sob essa perspectiva, a Psicologia oferece seus instrumentos, visando proporcionar reflexão e autoconhecimento por meio da Orientação Profissional (OP). Para Bock e colaboradores (1995) a função do psicólogo é promover a saúde, e de alguma forma, o trabalho de OP pretende atingir tal objetivo, já que leva o sujeito a se conhecer, no sentido de possibilitar uma escolha mais lúcida, madura, ajustada e de acordo com as habilidades de cada indivíduo.
As primeiras experiências de OP relatadas no Brasil mostram que eram usadas varias técnicas, provas de memoria inteligência e de personalidade, que buscando encontrar a que posição este se encaixava. Vale destacar que, dentre os instrumentos psicológicos aprovados pelo CFP, encontra-se uma predominância daqueles que objetivam avaliar inteligência e personalidade, enquanto que instrumentos específicos para avaliação em situações de orientação profissional ainda são escassos no contexto nacional (CFP, 2005).
Em geral, a partir dos 15 anos, os adolescentes já têm que começar a pensar e planejar o que vão fazer durante a maior parte de suas vidas. A pouca experiência e a variedade de opções no mercado levam os jovens a terem muitas dúvidas sobre qual profissão seguir.
A