Trabalho de Mirian C pia
PRISCILA AUGUSTO CUNHA
GRAZIELI COSTA PAULA
ESTUDO DIRIGIDO
VITÓRIA
2013
PRISCILA AUGUSTO CUNHA
GRAZIELI COSTA PAULA
ESTUDO DIRIGIDO
Trabalho apresentado à professora Mirian Cátia Vieira Basílio, na disciplina de História, Teorias e Métodos do Serviço Social II, do curso de Serviço social, 4º período noturno como requisito parcial para aprovação no semestre.
VITÓRIA2013
Estudo Dirigido
1) Fale sobre conjunto de mudanças determinadas pelo processo de redistribuição produtiva (nas esferas da produção, articulação, sócio-política e institucional).
R: “Na esfera da produção, observa-se o aumento das taxas de lucro via crescimento da produtividade, intermediada pelo uso de novas tecnologias e de novas formas de consumo da força de trabalho. Na esfera da circulação, essa reorganização incide em mudanças no mercado consumidor e nas novas formas de concorrência entre firmas. Na esfera sócio-política e institucional, ocorrem novas modalidades e controle do capital sobre o trabalho, que exigem um conjunto de reformas e a implementação de mecanismos capazes de promover a adesão e o consentimento dos trabalhadores às mudanças requeridas, realizado uma verdadeira reforma intelectual e moral.” (Página 8).
2) Qual o significado das mudanças ocasionadas pelo processo de reestruturação produtiva para a burguesia e para os trabalhadores?
R: ”Para a burguesia, este movimento se materializa na defesa de um “pensamento único”, que invoca a modernidade das mudanças e a irreversibilidade dos processos de ajustes, tendo como ideologias o neoliberalismo e o pragmatismo econômico, neutralizando, na prática, as questões que dizem aos projetos sociais. Para os trabalhadores, além dos impactos da crise, especialmente em função do desemprego, da precarização do trabalho, dos salários e dos sistemas de proteção social.” (Página 8).
3) De acordo com MOTTA quais os principais impactos para os