trabalho de mini gerador de van graf
ObjetivoMuitos de nossos projetos requerem um alto potencial elétrico para seu funcionamento. As máquinas destinadas à produção de tais potenciais elétricos são os geradores eletrostáticos, dentre os quais citamos o gerador de Van de Graaff, a máquina eletrostática de Whimshurst, o eletróforo de Volta, a 'técnica do liga-desliga TV', entre outros modelos e variantes desses processos. Vários desses equipamentos já foram por nós abordados nessa Sala 11 (Eletrostática) e na Sala 22 (Motores Gerais).
Nesse novo projeto vamos construir, passo a passo, um mini-gerador de Van de Graaff que poderá produzir cerca de 15 000 volts em uma lata de refrigerante vazia. É um projeto modesto (e de baixo custo), porém capaz de produzir faíscas de 3 a 4 cm no dedo que se aproximar da lata de refrigerante 'carregada'. Tal faísca, pelo efeito de pele, é bastante inocente, não mais perigosa que aquela que poderá saltar de seus dedos para uma maçaneta após você ter atritado seus pés num tapete.
Usamos da lata de refrigerante por, além de sua facilidade de obtenção, não apresentar 'pontas' ou 'quinas' salientes as quais facilitariam o escoamento de cargas para o ambiente mas, sem dúvida, poderá ser substituída (com vantagens) por uma cúpula metálica esférica típica dos geradores tipo Van de Graaff ou ainda por utensílios metálicos de cozinha que não apresentem bordas vivas. Tenho encontrado em lojas de R$ 1,99 peças de alumínio com bordas arredondadas (copos, tigelas, etc.), as quais podem, perfeitamente, serem adotadas como cúpulas de tais geradores eletrostáticos. Veja nossas sugestões no final do projeto.
Material
1 lata de refrigerante vazia (sem a tampa superior)1 prego pequeno ou eixo de aço (cerca de 4 cm)1 fita de borracha (vermelha ou laranja) de 1,5 cm (largura) x 20 cm (comprimento)1 fusível de vidro 500 mA, comum em equipamento eletrônico1 pequeno motor DC para 1,5 ou 3,0 volts ('extraído'