Trabalho de metrologia
Metrologia industrial
Aluno: Waldinei Alves Moreira
RA; 2505066300
Engenharia mecânica 5° período, turma A
PESQUISA RELACIONADA METROLOGIA
Professor. Thales
Anápolis 18 de março de 2013
Erros de medição
As medições podem apresentar erros de precisão ou seja o valor fornecido não é o valor real. Para se descobrir ou calcular o erro temos a seguinte forma:
E= M –VV
Onde temos que
E = erro
M= valor medido
VV= valor verdadeiro. Ou seja o valor que deveria ser expresso ou encontrado
Os erros podem ser de varias formas e também tem diferentes causas.
Existem por exemplo os erros :
Grosseiros
Falta de cuidado ou maus hábitos do operador. Causas: Erros de leitura , anotação errada, operação indevida, ajuste incorreto do instrumento de medição, escolha errada de escalas. Podem ser evitados pela repetição cuidadosa das medições. Não podem ocorrer. Inadmissíveis na prática metrológica. Os procedimentos de medição, quando bem elaborados, contribuem para impossibilitar a ocorrência dos erros grosseiros.
Sistemáticos
São erros provenientes do sistema de medição utilizado. Propiciam medidas consistentemente acima ou abaixo do valor real, prejudicando a exatidão da medida. Sendo identificados podem ser eliminados ou compensados. Causas: método de medição, paralaxe, efeitos ambientais, simplificações do modelo teórico utilizado.
Exemplo:
Em dada balança o método de medição de massa é indireto, utilizando uma medida de força para estabelecer a medida de massa através do modelo físico F = m . g, sendo F é a força medida pela balança a partir de stringages, m a massa do objeto e g a aceleração da gravidade. O fabricante estipulou que a aceleração da gravidade utilizada para calcular a massa é 9,8 m/s2
. Acontece que o valor da aceleração da gravidade varia de acordo com a longitude e a altitude do local onde está sendo realizada a medição. Desta forma, se a balança for utilizada em