Trabalho de Metodologia 2
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMPUS ANCHIETA
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
AVALIAÇÃO NP2
WENDEL DA SILVA MORAIS – RA B768886
SÃO PAULO
2015
FICHA DE DOCUMENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA H
ERRMANN JÚNIOR
, Frederico, 18961946
Análise de balanços para a administração financeira: análise econômica e financeira do capital das empresas
São Paulo: Atlas, 2004. (Biblioteca Frederico Herrmann Júnior; v.1), 150 páginas No capítulo 1 e 2, a ideia de capital subordinase à de riqueza, representada estas pelos bem suscetíveis de serem desejados, apropriados e avaliados. A riqueza pode ser estudada sob dois pontos de vista: o estático e o dinâmico. Do ponto de vista estático é um conjunto de bens de que o homem dispõe em dado instante e de que poderá lançar mão para obter serviços e benefícios. Do ponto de vista dinâmico a riqueza se avalia pelos serviços e benefícios que realmente proporciona aos seus possuidores. No capítulo 3, fala das relações dinâmicas há muito esquecidas e pouco ou
nada faladas nos modernos livros sobre o assunto, mas que são importantíssimas: relações entre vendas e estoques, contas a receber, capital próprio e ativo imobilizado. Interessante também sua análise econômica, alertando para as flutuações dos custos unitários nas empresas.
No capítulo 4, interessante pois, aponta a ligação existente entre os fenômenos patrimoniais e os monetários, ambos baseados nos mesmos fatos econômicos. No capítulo 5, fala sobre a inflação, numa época em que nem de longe havia taxas que somente quatro décadas após levaram à implantação de uma correção monetária formal dos balanços para fins societários.
FICHA DE