Trabalho de mercado de capitais
Investir é aplicar capital em meios de produção visando o aumento deste bem. Para que isso ocorra à taxa de lucro sobre o capital deve superar ou pelo menos ser igual taxa de juros.
Os investimentos podem ser brutos como gastos com bens para empresa e formação de estoques, pode se liquido, e em finanças pode se referir a compra de ativos financeiros como ações, letras de cambio e outros papeis.
4. Fatores de riscos
O risco de mercado é a possibilidade de perdas financeiras decorrentes das oscilações dos preços de mercado (juros, taxas de câmbio, cotações de ações e índices, entre outros). Trata-se das oscilações negativas apuradas pontualmente comparadas ao custo de aquisição da ação ou título pelo Cliente. Os investimentos no mercado de valores mobiliários/renda variável são influenciados por diversos fatores macroeconômicos como, por exemplo, a empresa emissora da ação, seu setor ou o mercado sofrerem crises, além de haver a influência positiva ou negativa dos eventos dos cenários doméstico e internacional. Nesse sentido, o investidor deve estar ciente das possibilidades de perdas no horizonte de investimento pretendido face aos retornos esperados, e desta forma, estabelecer limites de perdas e planejamento de estratégias financeiras de investimento neste mercado, compatíveis com suas expectativas e situação econômico-financeira.
5. 2012 ano de crise
O crescimento da economia no ano de 2012 foi de 0.9% ficando abaixo das expectativas por causa da crise financeira internacional.
A maioria dos países teve seu crescimento desacelerado mesmo com estimativa de 4% para o PIB.
[pic]
O Brasil apresentou índices de crescimento razoável até o terceiro trimestre, mas no quarto trimestre o índice de crescimento despencou. A expectativa era alcançar 4% e a meta abaixou-se para 1,6%.
Agora o Brasil continuará em dificuldades até que os mercados consumidores dos seus produtos se recuperem e volte a demandar como