TRABALHO DE MATERIAIS N O MET LICOS
MATERIAIS
NÃO
METÁLICOS
Curso: Inspetor de Equipamentos
Disciplina: Trabalho de Materiais não metálicos
Insp. Mário Sérgio de Oliveira Mello
Estudante - Usuário: 201411005
2
Referências Bibliográficas
Sites Pesquisados: https://www.scribd.com/fullscreen/143772844?access_key=key1sufhaiqbwhnt7mal0jn&allow_share=false&escape=false&show_recommendations=false&view_mode=scroll http://www.inmetro.gov.br/ http://www.braskem.com.br/ POLÍMEROS
Introdução
Os polímeros não são apenas plásticos, como muito se fala por aí. Eles são uma espécie de material que está presente nos mais diversos lugares, como por exemplo, no DNA (constituição básica dos seres vivos) ou em um simples saquinho de leite que levamos para casa.
Existe no mercado uma grande quantidade de tipos de polímeros, derivados de diferentes compostos químicos. Cada polímero é mais indicado para uma ou mais aplicações dependendo de suas propriedades físicas, mecânicas, elétricas, ó t i c a s , etc.
Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, poliéster e poliuretanos; que devido a sua grande produção e utilização são chamados de polímeros commodities. Outras classes de polímeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e flúor polímeros tem tido uso crescente. Vários outros polímeros são fabricados em menor escala por terem uma aplicação muito específica ou devido ao seu custo ainda ser alto e por isso são chamados de plásticos de engenharia. A Figura 1 mostra os principais tipos de polímeros e os compostos utilizados em sua fabricação.
DESENVOLVIMENTO DE POLÍMEROS
A utilização de polímeros está associada ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da humanidade. A literatura mostra o registro inicial do uso formal de polímeros a partir da descoberta de um verniz extraído da seiva da árvore “Rhus vernicflua” pelos chineses, há aproximadamente 3.000 anos.
4
Na sequência destas descobertas, registra-se no século I a.C. o uso de