Trabalho de matemática-logarítimos
É de grande valia para nós alunos universitários o conhecimento da história e das aplicações dos logaritmos no nosso dia-a-dia, confere-nos uma perspectiva crítico-reflexiva, criando um pensamento independente e facilitando a nossa compreensão aos conteúdos que nos serão ensinados durante o nosso curso.
Todavia, se faz necessário que haja uma busca constante de nossa parte sobre o conhecimento da história e das aplicações dos Logaritmos e demais conceitos matemáticos gerando uma aproximação entre a teoria e a prática dirigida à nossa profissão de Administrador.
Percebemos que a utilização de determinados recursos de aprendizagem é de grande relevância, como associação das aplicações e da história dos Logaritmos, com o intuito de tornar a forma de aprender mais interessante e agradável, e como conseqüência disso passarmos agregar tal conceito de Logaritmos a situações reais.
Enfim, é muito importante para nós conhecermos sobre a história e as aplicações dos Logaritmos e reconhecer sua importância; e que nossos professores estejam sempre nos incentivando buscar conhecer melhor tais aplicações.
1. Como surgiram os Logaritmos
Os logaritmos surgiram no inicio do século XVII, como instrumento de cálculo para simplificar cálculos matemáticos dos astrônomos e de outros cientistas aplicados, eram utilizados para substituir complicadas multiplicações e divisões por simples somas e subtrações.
John Napier (1550-1617), rico e inteligente lorde escocês, é considerado o inventor dos logaritmos e foi um dos que impulsionaram fortemente no seu desenvolvimento, mas outros matemáticos da época também trabalharam com ele, como o matemático suíço Jost Bürgi (1552-1632).
A palavra "LOGARITMO" foi