Trabalho de Marketing
1- Detalhe o tratamento contábil da conta salário:
Se ele for referente às áreas comerciais e administrativas são consideradas operacionais, se ela for relacionada ao setor de produção é considerada custo. Pois os encargos e incidentes não são os mesmos.
Vale lembrar que na conta salário devem constar todos os encargos provenientes da função exercida pelo funcionário, tais como: INSS, FGTS, Férias... Os salários são depositados normalmente no quinto dia útil de cada mês e a outra metade quinze dias depois mas isso pode variar conforme o acordo assinado entre empregado e empregador.
Abaixo segue lista detalhada de como a folha de salários pode ser lançada:
EXEMPLO DE LANÇAMENTOS CONTÁBEIS Pela provisão dos valores relativos aos salários e ao aviso prévio indenizado: D – Folha de Pagamento (Resultado)
C - Salários e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante) Pelo valor da contribuição ao FGTS sobre a folha de salários: D – FGTS sobre Folha de Pagamento (Resultado)
C - FGTS a Recolher (Passivo Circulante) INSS - encargos da empresa: D – INSS - Folha de Pagamento (Resultado)
C - INSS a Recolher (Passivo Circulante) Pelo valor da contribuição sindical, INSS sobre salários e 13º salário e IRRF descontados em folha de pagamento: D - Salários e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante)
C - Contribuição Sindical a Recolher (Passivo Circulante)
C - IRRF a Recolher (Passivo Circulante)
C – INSS a Recolher (Passivo Circulante) Pelo valor do Vale Transporte deduzido dos empregados: D - Salários e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante)
C – Vale Transporte (Conta de Resultado) Plano de Alimentação do Trabalhador deduzido dos empregados: D - Salários e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante)
C – Programa de Alimentação dos Empregados (Conta de Resultado)
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/folhadepg.htm acesso em 05/11/13 às 00h17min
2- Detalhe o tratamento contábil da conta a