Trabalho De Logistica
A distribuição física, nada mais é do que a saída dos produtos ou serviços aos consumidores. O transporte e o armazenamento são os principais processos que constituem a distribuição física, movimentando o produto desde o fim da produção até o mercado de clientes. Os principais caminhos para essa distribuição são os canais de distribuição, os atacadistas, revendedores, distribuidores, etc. Uma ótima opção para empresas ganharem tempo no armazenamento é o uso do palete, pois sua utilização pode padronizar o transporte (todos do mesmo tamanho e volume) e a movimentação das cargas e ele também aumenta a velocidade no armazenamento.
O problema do transporte não é só o custo. As instalações (que são os armazéns, a frota de caminhões, as pessoas que estarão envolvidas nesse processo) estão articuladas aos tipos de serviços (sedex, entrega normal), e isso resultará no nível de serviço, que não é só a qualidade da entrega, mas também é um item que afeta a imagem da empresa como um todo, ou seja, a reputação da empresa.
O transporte e a distribuição física possuem atributos para sua realização, são eles:
Tipo de distribuição a ser adotada de acordo com o canal de distribuição escolhido;
Tipos de modais a serem utilizados (rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviario, hidroviário);
Tipos de veículos (Exemplo: frigorificada)
Utilização dos centros de distribuição;
Distancia do mercado;
Características da carga (perecibilidade, fragilidade, periculosidade);
Riscos da operação;
Tempo de atendimento entre pedido e entrega.
Referências: http://www.cgimoveis.com.br/logistica/a-importancia-da-distribuicao-fisica-no-processo-logistico http://www.youtube.com/watch?v=84dRJs8Sxzc
http://www.youtube.com/watch?v=fv2hZ-v1Xzg