Trabalho de literatura de informação
O Quinhentismo ou Literatura de Informação corresponde ao estilo literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui ideias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa. A literatura de Informação tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações. Diversos viajantes europeus que estiveram no país durante a colonização do Brasil, no século XVI(16), registraram suas observações sobre a terra, seus textos são basicamente depoimentos e relatos de viagem, com a finalidade de apresentar aos compatriotas uma paisagem do Novo Mundo.
Conclusão:
Concluímos que a literatura de informação pertence ao Quinhentismo. O Quinhentismo nada mais é do que todas as manifestações literárias que aconteceram no Brasil, na época do seu descobrimento.
A literatura Informativa são cartas, documentos, relatórios, tudo que foi usado para descrever o Brasil. Nestes documentos eram abordados assuntos com riqueza de detalhes, falando sobre a fauna, flora, habitantes; Fazendo assim crescer o interesse dos Europeus pelas terras recém-descobertas.
Introdução:
Neste trabalho vamos falar sobre a literatura de Informação ou literatura informativa, que é um seguimento do Quinhentismo. A literatura informativa tem caráter documental, sem valor literário, seu objetivo era simplesmente de informação. Nesses documentos falavam sobre riquezas, costumes entre outros assuntos para descrever a nova descoberta.
Bibliografia:
Livro:Autor: Antônio de Siqueira e Silva & Rafael bertolin/Editora:IBEP.