Trabalho de Introdução a Engenharia Ambiental
O Ecossistema da Terra anda ameaçado pela intervenção dos seres humanos. Entre vários problemas ambientais existentes, a falta de coleta seletiva de lixo na cidade de Ipatinga vem chamando a atenção não só de seus moradores, como também de toda população do Vale do Aço e Minas Gerais.
- IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
A questão da coleta e destinação do lixo em Ipatinga sempre foi mostrada como exemplo para outros municípios. Ipatinga foi um dos primeiros municípios mineiros a universalizar a coleta e a adequar seu aterro sanitário para receber o lixo coletado. Infelizmente a gestão de resíduos sólidos no município parou no estagio inicial, não evoluiu.
- ATIVIDADE QUE GERA O PROBLEMA AMBIENTAL
O ser humano por sua sobrevivência é o principal causador do acúmulo do lixo. O tempo inteiro, em todo lugar, dentro de casa, no escritório, na escola, estamos produzindo lixo; restos de comidas, papéis, plásticos, latas, vidros, entre outros.
- AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS
A Fundação Relictos e a SEMAD – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável assinaram um convenio visando a capacitação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ipatinga. Desde esta data vem executando o convenio e obtendo resultados animadores. Juntamente com os catadores das Associações ASCARI e AMAVALE vem fazendo gestão junto ao poder publico visando a implantação da Coleta Seletiva no Município com a inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Os esforços estão dando resultados, a Prefeitura de Ipatinga assinou um termo de cooperação técnica com a Fundação Israel Pinheiro (FIP), que viabilizará a implantação do Programa de Coleta Seletiva de Resíduos no município, com a participação dos catadores de material reciclado, possibilitando a geração de emprego e renda. A assinatura do termo foi acompanhada por representantes dos mais variados segmentos da cidade, dentre eles a Fundação Relictos.
Todo o trabalho deve ser