Resumo do livro I
Para que isso aconteça, é necessário que os conselheiros se familiari- zem com os problemas, com as técnicas de aconselhamento, e que seja uma pessoa cordial, sensível, compreensivo, cuidadoso e disposto a confrontar as pessoas em uma atitude de amor. O maior exemplo de conselheiro é Cristo.ele nos apresenta vários exemplos de abordar e aconselhar alguém, e nos deixa diversos assuntos a ensinar para o próximo com a ajuda do Espírito Santo a tocar vidas, modificá-las e levá-las a maturidade espiritual e psicológica, sendo necessário constante oração, meditação na Palavra e entrega total a Cristo.
Segundo Cristo, a Igreja foi estabelecida na Terra com o fundamento de cumpri Sua ordem do: “Ide”. Para fazer discípulos, e ensiná-los a guardar tudo o que Jesus ensinou, é preciso se reunir com pessoas que ajudem a enfrentar os desafios diários do dia-a-dia. É necessário Igreja. Mas infelizmente a Igreja hoje tem sido formada por pessoas orgulhosas que cuidam da própria vida e não tem coragem de admitir que muitas vezes precisam de ajuda. Para ser um conselheiro é importante utilizar as ferramentas e aprendizado da psicologia que faz um ótimo par com a Palavra de Deus.
Segundo a Bíblia, os seres humanos têm várias necessidades: solidão, desânimo, tristeza, dúvida, violência, inveja, doença, pobreza... entre outros, que abrange tanto os ímpios quanto os santos. Temos o exemplo de Jó com os seus maus amigos conselheiros, tendo apenas Eliú que o soube tratar como merecia diante da situação. Jesus quer nos dar vida