trabalho de Informatica
Felipe Garzin RA: 719919 Lucas Lopes da Silva RA: 719861
Thiago Santezi Gumão RA:719815
Tiago Mikio Watanabe RA:719788
Soluções e preparação de soluções
Diluídas de ácidos e bases fortes
Relatório das atividades realizadas no laboratório de química apresentado como exigência parcial para a obtenção de grau de Engenheiro, à Faculdade e Engenharia Engenheiro Celso Daniel do Centro Universitário Fundação Santo André.
Professor(a): Roberta Monteiro de Mello
SANTO ANDRÉ
2014
Resumo:
Este trabalho foi realizado com diversos processos químicos afim de demonstrar o que é soluto e solvente, concentração e solução e através disso desenvolver cálculos para a obtenção de suas respectivas massas, densidade e titulo. Foi feita especificamente em uma amostra do acido clorídrico que é um acido forte utilizado principalmente em laboratórios químicos e através do processo de titulação da sua neutralização e cálculos químicos é possível se determinar a quantidade do acido clorídrico que foi utilizado na solução determinando assim quanto de soluto e solvente foi utilizado para fazer a solução.
Objetivo:
Compreender o conceito de dissolução em termos de interações entre as partículas de soluto e solvente, através de cálculos determinar a concentração de diferentes soluções e as padronizando.
Introdução:
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas por moléculas ou ions. Estas soluções podem ser classificadas de acordo com o estado da matéria, sólido, líquido, ou gasoso e também de acordo com as quantidades proporcionais de soluto e solvente.
Em relação a quantidade de soluto, são três tipos de soluções, diluída, concentrada e saturada. Quanto maior for a quantidade de soluto adicionado em um volume de solução, mais concentrado irá ficar. Devido isso, nas soluções mais