TRABALHO DE INFORMATICA
O capítulo introdutório que se segue, apresentará o contexto e os objectivos que envolvem este trabalho, tendo como foco proporcionar ao leitor, um entendimento prévio do que será tratado. Será desenvolvida uma aplicação, utilizando métodos não invasivos a partir de um projecto já existente, que permita ao usuário interagir com o computador por meio de uma Interface Cérebro Computador que capta e interpreta os registos de EEG (Eletroencefalografia).
1.2 Justificativa
Um dos principais objectivos das ICC é propor meios que facilitem a vida e a interacção forma inovadora com o computador, principalmente das pessoas que possuem limitações. O presente trabalho consiste em apresentar as Interfaces Cérebro Computador de forma a divulgar a proposta aumentando o número de pesquisadores e pesquisas no meio académico, e aumentando as formas de interacção dos usuários que possuem limitações motoras com o computador. Neste trabalho não será mencionado o desenvolvimento de ICC em animais, apenas em seres humano, que é o foco da pesquisa.
2. Sistema Nervoso
Segundo Guyton (1993), o sistema nervoso é o sistema de nosso corpo que sente, pensa e controla. Para exercício dessas funções ele colecta informações de todo o corpo, por meio de varias terminações nervosas sensoriais especializadas na pele, nos tecidos profundos, nos olhos, nos ouvidos, no aparelho do equilíbrio e em outros inúmeros sensores, e transmite essa informação, pelos nervos, para a medula espinhal e o encéfalo. O sistema nervoso é considerado como desempenhando três funções principais: a função sensorial, a função integrativa, que inclui os processos de pensamento e a memoria e a função motora. A Fig. 1 apresenta os dois principais componente do sistema nervoso: o sistema nervoso central, que é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, e o sistema nervos periférico, composto das terminações nervosas e outros sensores FIGURA 3 - Principais