Trabalho de Inform tica Bia
Grupo: Ana Beatriz P Mendes e Cláudia Cristina
Turma: 205-A
Disciplina: Informática II
Professor: Alexandre
São Gonçalo, agosto de 2015.
1. Introdução: Política de segurança é o nome dado às regras onde é fornecido o acesso das pessoas aos recursos tecnológicos de uma determinada empresa. O administrador é o responsável pela rede e só ele pode dizer o quanto ela é segura ou insegura, quantas funcionalidades ela irá oferecer, e qual será a facilidade de utilizá-la. Porém, antes de tudo é preciso determinar uma meta de segurança, para que assim a pessoa saiba como agir e quais ferramentas usar para checar alguma coisa ou quais restrições impor.
2. Estabelecimento:
Estabelecimento escolhido: Instituição Federal de Ensino.
Dentro de uma instituição de ensino, adotar uma política de segurança é muito importante, pois além de proteger dados financeiros da mesma e dados pessoais de funcionários e alunos, também pode evitar a perda de tais dados e outros incidentes no ambiente. Uma instituição pode possuir vários campi, entre os quais circulam informações com direção definida. A política vai garantir além de sigilo e segurança, um ambiente de trabalho e estudo higiênico e organizado, evitando preocupações posteriores.
3. Tópicos a serem abordados:
Acesso à rede sem fio:
Na instituição de ensino, o acesso é geralmente direcionado aos funcionários e estudantes. Entretanto, na maioria das vezes, há mais de uma rede disponível, cada uma direcionada para um setor institucional, por exemplo, uma rede para alunos e convidados, outra para o setor financeiro, outra para servidores, etc. As redes também devem possuir senhas para evitar que outros nas proximidades do campus a utilizem.
Acesso às impressoras:
As impressoras devem ser direcionadas para as necessidades da instituição, principalmente para o setor financeiro (impressão de contas e dados, etc.), para a secretaria (impressão