TRABALHO DE HUMANIDADES 2
Levar as pessoas a entenderem a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade;
Explicar as vantagens e desvantagens causadas pelo uso das TIC;
Explicar o conceito da ética;
Levar as pessoas a entenderem o impacto da ética em várias vertentes da sociedade.
Introdução
Denomina-se sociedade ao conjunto de seres humanos que convivem de forma organizada, em colaboração mútua e com interacções entre si. A palavra sociedade tem a sua origem do latim, societas que significa associação amistosa com os outros.
Uma sociedade é sujeita às mesmas leis ou normas de conduta com a necessidade de satisfazer o bem-estar desse grupo. Sendo assim, a necessidade de aplicação e execução da ética é um factor de grande relevância. A ética pode ser confundida com Lei, embora que, a Lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da Lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
O desenvolvimento das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) fez emergir um novo paradigma social a qual culminou o surgimento da sociedade de informação e conhecimento. Esta sociedade é caracterizada pela constante necessidade de aquisição de informação, mudanças constantes, facilidade de aquisição de informações e comunicações entre as pessoas.
O presente trabalho destina-se a explicar o estado do conhecimento e da informação na sociedade e mostrar os diversos impactos causados pela ética, tendo em conta que estes três elementos predominam também na convivência e desenvolvimento de uma sociedade ou nação.
Sociedade e Conhecimento da informação
O conhecimento é uma forma de compreender a realidade que nos cerca, de perceber a finalidade das coisas, dá ao homem a capacidade fazer escolha e tomar decisões; A sociedade de informação é um conceito utilizado