trabalho de Hist ria
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A HISTÓRIA
PROFESSOR: ISABELL MENDONÇA
ALUNO: ANTONIO MARCOS DOS SANTOS SOUZA
RESENHA DO TEXTO “O QUE É HISTÓRIA” DE VAVY PACHECO BORGES
A pré-história da historia
“História” é uma palavra de origem grega, que significa investigação, informação. Ela surge no século VI antes de Cristo (a.C.). Antes disso, porém, vemos que os homens, desde sempre, sentem necessidade de explicar para si próprio sua origem e sua vida. A primeira forma de explicação que surge nas sociedades primitivas é o mito, sempre transmitindo em forma de tradição oral incluindo nessa transmissão mitos e explicações religiosas.
O mito tem uma força muito grande no tipo primitivo de sociedade, pois, contam em geral a historia desde uma criação, do inicio de algo. É sempre uma historia sagrada. Os fatos mitológicos são apresentados um após os outros, o que já mostra, portanto, uma sequencia temporal; mas o mito se refere a um pseudo-tempo e não há um tempo real, pois não é datado de acordo com nenhuma realidade concreta. Daí o mito mostrar o eterno retorno, a repetição infinita: é um tempo circular, não linear.
Em geral o mito é visto como exemplo um precedente, um modelo para as outras realidades. Ele é sempre aplicado a situações concretas e não vai desaparecer, continuando até hoje em quase todas as manifestações culturais, não como a única forma de explicação da realidade, mas paralela a outras, como a história.
O aparecimento da historia
A historia, como forma de explicação, nasceu unida à filosofia. Desde o inicio elas estão bastantes ligadas; é a filosofia que vai tratar do conhecimento em geral. Heródoto é considerado o pai da historia, pois é o primeiro a empregar a palavra no sentido de investigação, pesquisa. Sua obra mais antiga começa assim: “Eis aqui a exposição da investigação de Heródoto de Halicarnasso para impedir que as ações realizadas pelos homens se apaguem com o tempo”.
Desta forma, observamos que