Trabalho De Hist Ria
A GUERRA DE CANUDOS
3º ENSINO MÉDIO
LEONARDO FRANCISCO RECCO ISQUERDO N° 13
ANDRADINA - SP
2015
INTRODUÇÃO:
No final do século XIX, aconteceu a Guerra de Canudos, no interior do sertão da Bahia. Foi um confronto entre integrantes de um movimento de caráter religioso e o Exército Brasileiro.
As terras de Canudos pertenciam aos grandes proprietários rurais – os conhecidos coronéis – que as transformaram em territórios improdutivos. Essa situação revoltou os sertanejos, que se uniram em torno de Antônio Conselheiro. (Miriam Ilza Santana, Info Escola).
Os manifestantes se instalaram na pequena comunidade de Canudos, no interior da Bahia, se tornando rapidamente a rota de migração de sertanejos e ex-escravos, que buscavam melhores condições de vida.
Antônio Conselheiro acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. (História do Brasil).
O rápido crescimento desse arraial despertou a atenção dos latifundiários, da igreja e da recente república instaurada no Brasil. Muitos diziam, sem certeza, que essa comunidade buscava restaurar a monarquia no país, sendo um pretexto para ocorrer uma intervenção militar na localidade.
Não demorou muito para os latifundiários, a Igreja e o Estado, unirem forças para acabar com o povoado de Canudos que resistiu bravamente, mas, o confronto culminou na destruição do povoado, e na morte da maioria da população, se tornando um dos maiores confrontos no cenário nacional.
DESENVOLVIMENTO:
Na primeira República houve diversas manifestações sociais nas áreas urbanas e rurais, sendo a Guerra de Canudos (1896-1897) uma das mais significativas no cenário nacional. Esse confronto ocorreu no interior da Bahia, mais especificamente no arraial de Canudos, entre integrantes de um movimento de caráter religioso liderados por