Trabalho De Grupo Chiquinho
É sempre importante antes de entrar-mos directamente no nosso tema, devemos primeiramente falar do autor da obra “ Chiquinho” que é o Grande Baltazar Lopes da Silva. Baltazar Lopes da Silva nasceu na Freguesia rural de Caleijão, na Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, em 23 de Abril de 1907 (data celebrada actualmente como “Dia do Professor Cabo-Verdiano”), filho de Agricultor, morreu em 1989 em Lisboa onde se encontrava em tratamento com Quatro livros feito e que são fundamentais fazem dele o construtor-mor da cabo-veridicidade, em 1936, com a colaboração de outros escritores, fundaram a revista Claridade, que era uma revista de ensaios, poemas e contos, esses colaboradores denunciavam os problemas da sua sociedade e criaram também condições para o conhecimento das raízes da cultura Cabo-Verdiana.
Em 1947, Baltazar Lopes publicou o seu primeiro livro, o Romance Chiquinho, que descreve os usos e costumes, as pessoas, a Cultura, as paisagens e problemas Sociais e familiares que existiam em Cabo Verde na primeira metade do Século XX. Esta obra é um romance de aprendizagem sobre o povo Cabo-verdiano e sobre o destino que muitos cabo-verdianos tiveram que tomar para conseguir uma vida melhor com o destino a emigração. Este romance é organizado em três partes:
1. Infância: nesta parte do Romance o protagonista Chiquinho aprende as suas primeiras letras e convive com a sua família e a comunidade na ilha de São Nicolau.
2. São Vicente: nesta segunda parte do Romance, continua os seus estudos no liceu da ilha de São Vicente onde inicia amizades novas e conhece o seu primeiro amor. É onde chiquinho e seus colegas da escola fundaram o Grémio.
3. As Aguas: nesta Terceira e última parte do Romance, é a que chiquinho volta à sua ilha, onde será professor, esta parte é a que ilustra um dos maiores problemas deste pai, a seca e as suas consequências, e no fim do romance Chiquinho emigra para os Estados Unidos com a esperança de ter uma vida melhor.
OBJECTIVOS DO