trabalho de geografia - placas tectonicas
Aqui, veremos um pouco sobre a CROSTA TERRESTRE e as consequências de suas movimentações, teorias como a Deriva Continental e a Tectônica de Placas. Vamos ver também a causa dos grandes terremotos, erupções vulcânicas e suas consequências. Faremos uma análise do território brasileiro em relação ao tema, para achar a razão do Brasil ser um país estável tectonicamente.
Conforme os estudos feitos sobre o assunto, a terra é formada por crosta terrestre, manto e núcleo. A crosta terrestre, não é uma superfície interiça, mas sim com rachaduras, que se denominam PLACAS TECTÔNICAS. As placas tectônicas são gigantescos blocos que integram a camada solida da terra (a litosfera). Elas vivem em constante movimento podendo se afastar (placas divergentes) ou se chocar (placas convergentes).
Os movimentos dessas placas alteram lentamente o contorno do relevo terrestre, elevando cordilheiras e abrindo abismos marinhos. Tem também os terremotos e tsunamis causados pelo encontro das placas. Esses desastres naturais ocasionam sérios problemas socioeconômicos e alteração do ambiente natural através da destruição total ou parcial das áreas atingidas.
As erupções vulcânicas, causadas devido ao aquecimento de água subterrânea pelo magma em ascensão trazem para a população o risco de doenças, pois através da erupção são emitidos gases tóxicos e prejudiciais à saúde.
A razão do Brasil ser um país estável tectonicamente, consiste em sua localização na crosta terrestre, que está situado em uma gigantesca placa tectônica e longe de suas falhas, porém, se essa placa rachar-se estará sujeitos á grandes terremotos e outros desastres naturais.
Duas teorias importantes sobre as placas tectônicas são: a Deriva Continental e a Tectônica de Placas.
Deriva continental: segundo o metodologista alemão Alfred Weneger, à cerca de 200 milhões de anos teria existido apenas um continente, entretanto ocorreu o fenômeno PANGEIA, em um determinado momento começou a fragmentar-se,