trabalho de GEO
Entenda o confronto entre Israel e Palestina
Em 1897, durante o primeiro encontro sionista, ficou decidido que os judeus retornariam à Terra Santa, em Jerusálem, de onde foram expulsos pelos romanos no século lll d.C. Imediatamente teve início a emigração para a Palestina, que era o nome da região no final do século XlX. Nesta época, a área pertencia ao império Otomano, onde viviam cerca de 500 mil árabes. Em 1903, 25 mil imigrantes judeus já estavam vivendo entre eles.
Estado Duplo
Os confrontos se tornavam mais violentos à medida que a imigração aumentava. Durante a ll Guerra Mundial, o fluxo de imigrantes aumentou drasticamente porque milhões de judeus se dirigiram à Palestina fugindo das perseguições dos nazitas na Europa.
Em 1947, a ONU tentou solucionar o problema e propôs a criação de um "estado duplo": o território seria dividido em dois estados, árabe e outro judeu, Jerusalém como "enclave internacional". Os árabes não aceitaram a proposta.
As Guerras
No dia 14 de maio de 1948, Israel declarou independência. Os exércitos do Egito, Jordânia, Síria e Líbano atacaram, mas foram derrotados. Em 1967 aconteceram os confrontos que mudariam o mapa da região, a chamada "Guerra dos Seis Dias".
Israel derrotou o Egito, Síria e Jordânia e conquistou de uma só vez toda a Cisjordânia, as colinas do Golán e Jerusalém leste. Em 1973, Egito e Síria lançaram uma ofensiva contra Israel no feriado de Yom Kippur, o Dia do Perdão, mas foram derrotados novamente.
Intifada
Em 1987 aconteceu a primeira Intifada, palavra árabe que significa "sacudida" ou "levante", quando milhares de jovens saíram às ruas para protestar contra a ocupação considerada ilegal pela ONU.
Os israelenses atiraram e mataram crianças que jogavam pedras nos tanques, provocando indignação na comunidade internacional.
A segunda Intifada teve início em setembro de 2000, após o então primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, ter caminhado nas cercanias da mesquita