Trabalho De Geeografia
646 palavras
3 páginas
DesertoO clima dos desertos tradicionalmente é quente e seco por não chover todo mês, com índices pluviométricos inferiores a 250 mm anuais. A temperatura chega a 45º C de dia e a noite -5º C.
A baixa pluviosidade dá aos locais de clima desértico sua fisionomia característica, com solo árido e flora esparsa e seca.
O clima desértico pode ser dividido em dois: deserto quente e o deserto frio. Ambos apresenta um alta amplitude térmica tanto anual quanto em um dia ou seja um vez que ambas esteja em regiões de alta pressão, a insolação durante o dia é muito intensa facilitando o aumento de calor que pode chegar a 50º C em alguns lugares. As noites ocorrem o inverno aonde o calor emite rapidamente e a temperatura cai drasticamente, mas em lugares desértico quente nunca fica abaixo de 0ºC, já nos desérticos frios pode chegar abaixo de 0º C a qualquer momento, podendo ate nevar.
Os desertos quentes podem ser encontrados nas costas ocidental dos continentes e chegando ate o litoral, mais nunca chega ate o litoral oriental, e os desertos frios são entrando no interior dos continentes perto de altas montanhas.
O clima desértico frio é encontrado apenas em Mongólia Deserto de Gobi, em Turquestão na grande bacia a oeste dos Estados Unidos e nas Montanhas Rochosas.
A vegetação dos desertos são plantas rasteiras, espinhosas, sem folhagens ou com folhas pequenas, mais conhecidas como xerófitas.
Os animais que vivem em desertos frios são: Raposa do Ártico, Lagópode Branco, Pinguim Imperador, Urso Polar, Elefante Marinho do Sul. Todos esses animais tem uma camada de pelo no corpo para si proteger do frio.
E os que vivem nos desertos quentes são: Dromedário, Adax, Víbora Chifruda, Jerboa, Crocodilo do Nilo, Lagarto do Deserto, Escorpião e feneço. Todos eles têm as narinas, os olhos e as orelhas quem são adaptadas para o clima quente.
Ação humana contribuiu na formulação do deserto, por causa do seu hábito de queimar a vegetação a fim de cultivar ou fazer outras utilizações do