Trabalho de Fim de Curso
UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO DE FÍSICA
TRABALHO DE ACELERADORES DE PARTÍCULA
TEMA: GERADOR VAN DE GRAAFF
Grupo nº 3
O PROFESSOR: Dr. CESAR ALVES
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO DE FÍSICA
TRABALHO DE ACELERADORES DE PARTÍCULA
TEMA: GERADOR VAN DE GRAAFF
INTEGRANTES DO Grupo nº 3
O PROFESSOR: Dr. CESAR ALVES
INDICE
CONTEUDO
I – INTRODUÇÃO.
II – DESENVOLVIMENTO (GERADOR VAN DE GRAAFF).
III – CONCLUSÃO.
IV – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
INTRODUÇÃO
O Gerador Van de Graaff foi projectado e constituído pelo engenheiro americano, Robert Jemison Van de Graaff (1901-1967) que se dedicou ao estudo e a pesquisa de Física Atómica, no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), apos estudos de pós graduação na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde trabalhou com Madame Curie. Em 1931, o Gerador Electrostático de Alta Voltagem (Gerador Van de Graaff) já era utilizado para acelerar partículas, indispensável para desvendar a constituição do átomo.
GERADOR VAN DE GRAAFF
1- O QUE É O GERADOR VAN DE GRAAFF.
É um dispositivo que, ao armazenar cargas eléctricas no seu terminal esférico, pode gerar alta tensão (cerca de 100.000 volts). O modelo didáctico permite, deste modo, realizar demonstrações que contextualiza diversos aspectos dos fenómenos electrostáticos.
Gerador eletrostático Van der Graaff
2- Como as cargas são separadas. Primeiramente, no contacto entre a superfície interna da correia de borracha com a do rolete inferior (PVC) ocorre separação de cargas eléctricas: o rolete fica negativo e a superfície interna da correia fica positiva. Em segundo lugar, por Efeito Corona - ionização de moléculas do ar que