Trabalho de Filosofia para IMPRIMIR
Pré – Socráticos
Sócrates
Sofistas
São Paulo 2015
Pedro Vinicius de M. Moreira
3°B
Trabalho sob orientação da Profª Cida Clemente.
Pela disciplina de Filosofia.
Para avaliação do 1° Bimestre.
São Paulo 2015
Introdução
Este trabalho falará a respeito dos contextos históricos e pensamentos dos pré – socráticos, Sócrates e os Sofistas.
Os pré - socráticos eram os filósofos que realizavam o estudo voltado ao mundo da natureza, um período que aconteceu antes do nascimento de Sócrates, por volta dos séculos VII á V a.C..
Sócrates nasceu por volta de 470 a. C., na cidade de Atenas, filho de pai escultor e mãe parteira. Trabalhando junto com o pai para poder sobreviver naquela época. Certo dia ele juntou um dinheiro e foi ate um professor em busca de conhecimento, só que chegando lá percebeu que aquele professor não sabia de nada, havia apenas decorado aquilo que tinha escutado, com isso começou a questionar as coisas. Tempos depois começou a ser seguido pelas pessoas que ficavam admiradas por tais questionamentos.
Os sofistas eram oradores, que em grego significa sábio. Ensinando a qualquer um que gostaria de ter um cargo publico a questionar, em troca de receber pelo ensinamento.
Período pré-socrático (séc. VII-V a.C.)
Período Naturalista pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza.
O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outros sim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois