Trabalho De Filosofia 2 Trimestre
1 – O que significa, para o pensamento ocidental, dizer que alguma coisa é natural?
2 – É possível dizer que todos os comportamentos, ideias e valores dos seres humanos são decorrentes de sua natureza? Por quê? Dê novos exemplos para justificar sua posição.
3 – Explique porque alguns dos sentidos em que usamos a palavra cultura em nosso cotidiano são contraditórios. Se preciso, exemplifique.
4 – Por que a cultura tende a ser pensada como civilização a partir do século XVIII? Como isso refletiu no uso que fazemos da palavra cultura no cotidiano?
5 – Qual a diferença essencial que os pensadores apontam entre natureza e cultura?
6 – Por que muitos pensadores consideram que a cultura começa quando os homens inventam o trabalho? Quais são as consequências disso na nossa organização social?
............
1 – Analise as principais características do estilo naturalista tomando como base o debate sobre natureza humana e cultura visto neste capítulo.
2 – O cortiço foi publicado apenas um ano após a abolição da escravatura no Brasil. Localize, no trecho, exemplos de condutas e valores classificados, na época, como ‘naturais’, e mostre como, na realidade, eles foram construídos histórica e culturalmente.
............................
Capítulo 24
1 – Por que a consciência do tempo nos leva à consciência da morte? Qual é o papel dessa consciência no surgimento da religiosidade?
R: O ser humano é consciente tanto do tempo como uma presença(o presente) situada em duas ausências (o passado e o futuro), quanto da sua identidade e da identidade de seus semelhantes. Isso o leva a conceber a permanência dessa identidade num tempo futuro, isto é, uma existência futura, num outro lugar ou num outro mundo, para onde irá após a morte.
2 – O que é a experiência do sagrado? Como ela opera o “encantamento do mundo”?
R: É a experiência da presença de uma potência sobrenatural que habita algum ser. Essa potência é tanto um poder que pertence a determinado ser quanto algo